quarta-feira, 31 de julho de 2013

CINQUE TERRE

CINQUE TERRE

Bom dia amores! Desculpem a minha ausência na semana passada, a correria foi grande e não consegui postar aqui.

No final de semana eu fui para os míticos cinco vilarejos encravados na costa lígure, tombados pela Unesco. Eu já tinha ouvido falar sobre os vilarejos, mas não imaginava que fosse taaaao bonito como é.

Eu fiz o seguinte, montei base em La Spezia, uma cidade que fica ao sul das Terre, bastante simpática e mais econômica na hospedagem. Do porto de La Spezia você pega o ferry que vai te levar ate os cinco vilarejos (incluindo PortoVenere, que vem sendo descrita como a "sexta Terre") entrando neste site é possível ver todos os horários e valores: http://www.navigazionegolfodeipoeti.it/.

                                       La Spezia - rua principal ao lado do Porto de onde se pega o ferry


A primeira parada do ferry foi em PortoVenere. Uma cidade medieval que floresceu em torno de um castelo que hoje funciona como museu de arte contemporânea. E que surpresa foi a minha! Me encantei com o vilarejo. Logo ao desembarcar você a vista o castelo no alto, pequenas praias espalhadas e charmosas lojinhas e restaurantes pelas ruas. Subindo para ir ate o castelo a vista é INCRIVEL, se você ver uma pequena entrada no meio de uma das paredes ENTRE e se contemple com esta maravilhosa vista.

                                                       Entrada do vilarejo PortoVenere

                                                                            O castelo



Depois peguei o ferry novamente e segui para Riomaggiore (cerca de 35 minutos). Chegando la a ideia era pegar a trilha ate a Via dell Amore e chegar ate o outro vilarejo chamado Manarola. Pedi informação e fui subindo os morros adentro da cidade, subi subi subi ate já não estar aguentando mais ate alcançar um outro ponto de informação e o homem informar nada mais nada menos que a trilha estava FECHADA, hahahaha! Quem estiver indo não tem como estar vendo a Via dell" Amore, pois esta fechada em todos os trechos. O jeito foi retornar, recarregar um pouco as energias e ir para Manarola.

                                                                       Riomaggiore

Em Manarola não fiquei muito tempo, apenas comi alguma coisa (os restaurantes estavam lotados) e não queria perder muito tempo esperando, então acabei comendo em um local estilo padaria que servia refeições rápidas. Como o ferry não vai ate este vilarejo, peguei o trem(a estação é logo na rua principal, so entrar por um túnel e logo chega) 2 minutinhos de trem e já esta no próximo vilarejo: Corniglia.

CORNIGLIA: logo ao sair da estação de trem, voce já sai em uma passarela que vai dar ate as escadarias que levam ao vilarejo ( e que escadas! são muitos e muitos muitos degraus - prepara o folego, leva uma garrafinha de agua e como dizem aqui na Itália Forza e Coraggio!!!
Acho que subi escadas por uns 10 minutos (hahaha) e chegando la em cima já não aguentava mais e o tempo era curto, então não segui caminho ate o centro de Corniglia que tem o mirante. Andei uns passos e dei uma olhada no visual, e vou dizer, a vista do caminho era mais bonita (hahaha). Mas quem tiver folego e tempo acredito que compense subir mais e ver a cidade do mirante.

                                                                Vista de Corniglia


E valeu a pena subir tantas escadas, a vista é lindaaa!!

Depois peguei o trem novamente e segui para Vernazza, de onde eu iria pegar o ferry e seguir para Monterosso e pegar uma prainha.

VERNAZZA: como o trem atrasou e eu tinha que pegar o ferry não deu tempo de ficar em Vernazza, conheci a cidade bem rapidinho no caminho entre a estação de trem ate onde se pega o ferry.



MONTEROSSO: é o vilarejo mais espalhado dos cincos, com uma larga praia que se estende da estação de trem ate o centrinho. E é o que mais recebe turistas também. Lendo algumas postagens a maioria gostou mais de Monterosso. Eu descordo. Não achei o vilarejo tao bonito (apesar que andei bem pouco, pois preferi aproveitar a praia e o tempo não era muito) e achei o mar agitado e com muitas pedras (o comecinho do mar é repleto de pedras que machucam os pés e com ondas bastante agitadas). A maior parte da praia é demarcada com cadeiras e guarda sol de diferentes restaurantes, que voce pode usufruir pagando ( a media é 12 euros por pessoa) e em um cantinho da praia tem a parte livre para quem não quer pagar e esticar sua toalha.
                                                                      Praia de Monterosso


Eu amei Cinque Terre. De todos os vilarejos o que eu mais simpatizei e se fosse para escolher eu voltaria é PortoVenere.
O meu conselho é: tendo a oportunidade conheça todos os vilarejos e escolha o seu preferido. Cada um tem o seu encanto e vale a pena conhecer.


Beijo! Beijo e uma ótima quarta!

                                                                   CINQUE TERRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário